Fotos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
O Laboratório de Tecnologia Ambiental (Labtam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi selecionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para fazer parte do Sistema Brasileiro de Laboratórios em Hidrogênio (SisH2-MCTI). Com essa inclusão, o Labtam terá acesso a novas oportunidades para colaborar em projetos estratégicos que visam o desenvolvimento do hidrogênio como fonte de energia no Brasil.
Criado em julho de 2022, o SisH2-MCTI faz parte da Iniciativa Brasileira do Hidrogênio (IBH2) e tem como objetivo principal promover o avanço tecnológico, a inovação e o empreendedorismo na área. O sistema também incentiva a formação e qualificação de profissionais, além de estimular parcerias entre instituições de pesquisa, tecnologia e inovação (TICs) e o setor privado.
Dulce Melo, professora do Instituto de Química (IQ/UFRN) e coordenadora do Labtam, destacou que essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e de longos dados, envolvendo pesquisas e projetos desenvolvidos pela equipe. “Essa é uma conquista significativa para a universidade e para o estado, pois fortalece nossos esforços no desenvolvimento do hidrogênio e suas diversas aplicações, uma alternativa energética de grande potencial atualmente”, comentou.
O Labtam da UFRN é especializado em pesquisas e inovação externas para tecnologias sustentáveis, com ênfase em soluções ambientais. Seus projetos incluem o desenvolvimento de energias renováveis e o tratamento de resíduos, sempre com foco na sustentabilidade.