Evento proposto pela vereadora Rhalessa de Clênio reuniu autoridades, especialistas e a comunidade para discutir soluções para a vida fluvial do município.
Com o tema “Desassorear é Preservar: Um Diálogo Pela Vida Fluvial de Parnamirim”, a Câmara Municipal realizou, na última segunda-feira (3), uma Audiência Pública para discutir o desassoreamento dos rios do município. A iniciativa foi proposta pela vereadora Rhalessa de Clênio e aconteceu no Plenário Dr. Mário Medeiros, reunindo representantes do poder público, especialistas, lideranças comunitárias e cidadãos.
O objetivo do encontro foi construir soluções conjuntas e viáveis para combater o assoreamento e preservar os ecossistemas aquáticos. “Estamos motivados a construir uma cidade melhor para todos, preservando o meio ambiente e respeitando o ecossistema. Preservar o meio ambiente será uma missão da Câmara Municipal”, destacou a vereadora Rhalessa na abertura do evento.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Dr. Raimundo Filho, elogiou a realização da audiência e ressaltou a importância de atacar as causas do problema, reforçando o compromisso do Executivo em trabalhar de forma integrada com o Legislativo e municípios vizinhos na defesa da vida fluvial.
Para o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Procópio Lucena, o debate é também uma oportunidade para repensar o modelo de desenvolvimento. “O modelo do consumo e da produção, no ritmo que ele está, não tem sustentabilidade”, alertou, enfatizando a necessidade de preservar os recursos naturais.
Mesa de autoridades:
- Vereadora Rhalessa de Clênio – proponente da Audiência;
- Vereadora Rárika Bastos – vice-presidente da Câmara;
- Dr. Raimundo Filho – secretário municipal de Meio Ambiente;
- Jonathan Fernandes – representante da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (SEMARH-RN);
- Procópio Lucena – diretor-presidente do IGARN;
- Sérgio Macêdo – representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).
A Audiência Pública terminou com a proposta de encaminhar as discussões para um plano de ação integrado, envolvendo órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de proteger a vida fluvial e garantir um futuro sustentável para Parnamirim.