Buenos Aires, Argentina – A 28ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro em Buenos Aires, e o Brasil foi escolhido como país homenageado deste ano. O evento, um dos mais importantes do setor na região, tem como objetivo fortalecer as relações profissionais e potencializar oportunidades de negócios no turismo, ao mesmo tempo em que apresenta a rica cultura e diversidade brasileira aos participantes.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância dessa homenagem, que representa uma oportunidade de promover novos destinos ao maior mercado emissor de turistas para o Brasil. “É uma honra receber essa homenagem que valida nossa estratégia focada em mostrar a diversidade de atrativos do país. Com um ambiente interno cada vez mais estável, temos registrado números positivos que nos levarão a alcançar, neste ano, a marca histórica de 7 milhões de turistas vindos de outros países aos diversos destinos brasileiros”, afirmou.
O estande do Brasil na FIT ocupará uma área de 380m² e contará com 36 expositores, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva nas riquezas naturais, culturais e gastronômicas do país. A Embratur, em parceria com o Sebrae, destacará as inúmeras possibilidades de promoção de destinos e oportunidades turísticas nos estados e municípios brasileiros.
Relações Bilaterais Fortalecidas
A Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil, com 1,1 milhão de argentinos já desembarcando em 2024. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença do Brasil como país homenageado na FIT reitera a eficácia das estratégias de promoção dos destinos turísticos brasileiros. “É uma grande honra para o Brasil ser o país homenageado na FIT. A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova, a cada ano, nossos laços de irmandade. Mostraremos um Brasil além do óbvio”, declarou.
Atualmente, doze companhias aéreas operam voos diretos entre a Argentina e o Brasil, ligando cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com previsão de 2,5 milhões de vagas até 2024, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Novos voos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba, e de Córdoba para Florianópolis e Salvador, ampliam as opções para os turistas.
Um Evento de Crescimento
Andrés Deyá, presidente da FIT, anunciou que a feira deste ano será 13% maior em comparação à edição anterior. Ele expressou orgulho em destacar o Brasil como país convidado, ressaltando a importância do intercâmbio turístico entre as nações. “O Brasil é um país-irmão e principal destino de intercâmbio turístico com a Argentina, além de ser uma referência histórica para a FIT”, concluiu Deyá, ao citar a diversidade de destinos que atraem um grande fluxo de turistas brasileiros, como a Patagônia, Buenos Aires e o Glaciar Perito Moreno.
Com o Brasil no centro das atenções, a FIT 2024 promete ser uma vitrine das oportunidades que o turismo pode oferecer entre esses dois países vizinhos, reforçando laços e promovendo um futuro próspero para o setor.