Na sessão ordinária desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Natal prestou uma homenagem especial às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), que destacou a importância da participação feminina na política e na sociedade.
Durante a solenidade, Eriko Jácome presenteou as vereadoras presentes, representando todas as mulheres que atuam no Legislativo municipal. Em seu discurso, ele ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e na política. “Sabemos das dificuldades que todas as mulheres ainda enfrentam na sociedade, na política e até para estar aqui, atuando para o enriquecimento e fortalecimento da nossa cidade. Recebam, de todo o coração, os nossos parabéns, estendidos a todas as servidoras e colaboradoras deste Poder Legislativo”, afirmou.
As vereadoras também destacaram a importância da data e os desafios da mulher na sociedade. Samanda Alves (PT) enfatizou a necessidade de garantir serviços essenciais e de qualidade para todas as mulheres. “Quando a cidade é segura e funciona para as mulheres, também funciona para todos”, pontuou.
Camila Araújo (União) relembrou histórias de mulheres que superaram preconceitos e se destacaram ao longo do tempo, destacando a tripla jornada de muitas. “Ainda assim, essa mulher consegue ser um seio de consolo, de abrigo para a família e administrar as atividades do lar”, ressaltou.
Já a vereadora Anne Lagartixa (SDD) compartilhou os desafios enfrentados durante sua campanha eleitoral, que culminaram em sua eleição para o primeiro mandato. “Foi desafiador e sacrificante, mas trazemos no coração e na memória. A maternidade em si já é um desafio, e hoje estou aqui nesta Casa não só como mulher, mas como mãe, representando todas”, frisou.
Para reforçar o protagonismo feminino no Legislativo, o presidente Eriko Jácome anunciou que, na próxima terça-feira (11), a Mesa de Trabalhos da sessão ordinária será composta exclusivamente pelas vereadoras. A ação simboliza a valorização da presença feminina na política e o reconhecimento do seu papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.