A coordenadora e articuladora das Unidades Hospitalares e de Referência da II Macrorregião de Saúde do Rio Grande do Norte, Saudade Azevedo, tem intensificado suas visitas técnicas aos hospitais regionais do Oeste Potiguar com o objetivo de fortalecer a rede de assistência e qualificar os serviços prestados à população.
Na última segunda-feira (10) e terça-feira (11), em parceria com o SAMU RN, foi realizada uma capacitação em Suporte Básico de Vida em Cardiologia para mais de 60 servidores do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, em Mossoró. A iniciativa teve como foco aprimorar os conhecimentos da equipe para a identificação e o atendimento inicial de emergências cardíacas, garantindo maior segurança e eficiência no cuidado aos pacientes.
Além da capacitação, a coordenadora esteve na terça-feira (11) no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu, onde se reuniu com a equipe gestora para discutir estratégias de aprimoramento dos serviços e avaliar as principais demandas da unidade.
Dando continuidade às visitas técnicas, na quinta-feira (13), Saudade Azevedo esteve no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. Durante a visita, foram debatidas ações para ampliar a resolutividade da unidade e fortalecer a integração com a rede de assistência da II Macrorregião.
“A descentralização da assistência hospitalar é um dos nossos principais desafios. Precisamos fortalecer os hospitais regionais para que a população possa contar com atendimento de qualidade em sua própria região, sem a necessidade de deslocamentos longos. Estamos trabalhando junto às equipes locais para garantir melhorias estruturais, capacitação profissional e otimização dos serviços”, destacou Saudade Azevedo.
O fortalecimento dos hospitais regionais é uma das prioridades da gestão estadual, visando descentralizar a assistência e garantir um atendimento de qualidade mais próximo à população. As visitas e capacitações lideradas por Saudade Azevedo refletem o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde na região Oeste do Rio Grande do Norte.

