No final de agosto deste ano, o Armazém da Caridade se tornou o ponto de partida de uma importante ação social: a entrega de 15 toneladas de leite em pó para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar no Rio Grande do Norte. O projeto faz parte da Aliança Global contra a fome, a miséria e a desnutrição infantil, sendo conduzido pelo Comitê da Ação da Cidadania do RN em parceria com a Avoante Nordeste e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Desde o início de setembro, a primeira fase do programa já beneficiou mais de 9 mil famílias, abrangendo 34 dos 167 municípios do estado. As distribuições têm sido realizadas em áreas rurais e em comunidades remotas, onde a insegurança alimentar é mais crítica. “São famílias e mais famílias em situação extrema de pobreza, onde faltam até o básico, como água potável”, comentou Cacá Barros, membro do Comitê da Ação da Cidadania do RN.
As iniciativas têm se concentrado em populações vulneráveis, incluindo quilombolas, ciganos, LGBTQIAPN+, mulheres vítimas de violência e crianças em situação de violações de direitos. Ao todo, aproximadamente 36.400 pessoas estão sendo atendidas, com a expectativa de que o programa continue a crescer e a impactar mais vidas.
O Nordeste do Brasil enfrenta uma grave crise de desnutrição infantil, com o RN figurando entre os estados mais afetados. “A situação é ainda pior do que parece. Se falta água potável, como essas famílias irão preparar o leite? Precisamos abrir os olhos para enxergar ‘os invisíveis’. Eles têm fome e merecem uma vida digna!”, enfatizou a assistente social Jeane Fonseca.
O projeto Ação da Cidadania, atuante no estado desde 2002, se sustenta por meio de doações de empresas e da sociedade, além da atuação incansável de voluntários e instituições parceiras como a Avoante e o Armazém da Caridade.
A Avoante, ONG criada por Carlos Freire, busca agregar pessoas preocupadas com a desigualdade social e, junto à Ação da Cidadania, atua na arrecadação e distribuição de alimentos, além de promover ações geradoras de trabalho e renda.
Com o apoio da comunidade, o Comitê da Ação da Cidadania do RN espera expandir ainda mais suas ações e atender um número maior de famílias em necessidade. Para mais informações sobre como contribuir, siga o perfil do Comitê no Instagram: @acaodacidadania.rn.